Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pesto alla Genovese


O molho Pesto é originário de Gênova, no norte da Itália. Pode-se afirmar inclusive que trata-se de uma das receitas de molhos mais antigos da itália, entretanto ficou confinada na região da Liguria, por séculos para depois, somente em meados de 1980, vir a ser descoberta pelos demais italianos e mais tarde pelos europeus e americanos.
Embora existam variações, o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, pinhões, alho e sal. Após adicionar o molho à massa cozida, adiciona-se uma porção de queijo parmesão ou pecorino.
Nossa receita é diferenciada, pois em Gênova mesmo cada família lhe dirá que a sua receita é a correta, porém para ganharmos em agilidade e simplicidade, ao invés de amassarmos em um pilão, foi feito em um processador. (os puristas nem continuarão a ler...)

Ingredienti (per una coppia in amore e fame):
250g de Espaguete;
“Um punhado” de folhas de manjericão (algo como uma xícara);
Azeite de oliva;
3 dentes de alho;
100g de queijo parmesão ralado;
2 tomates maduros;

Mettere la mano in cucina:
Enquanto a massa cozinha (ver seção dicas para uma massa perfeita), em um processador misture o manjericão, o alho e acrescente aos poucos o azeite de oliva para ir formando um molho. Coloque os tomates cortados em cubos em uma frigideira e refogue levemente para deixar os tomates quase inteiros, tipo fresco. Acrescente o pesto do processador à frigideira dos tomates e acrescente o parmesão e o espaguete escorrido.

4 comentários:

  1. Sou leitora do Blog do Vinícius Torres e foi assim que descobri a sua página, Claudio. Gostei do que encontrei aqui e voltarei certamente mais vezes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda a bordo. No menu ao lado tem acesso para meu pretensioso blog de economia também.

    ResponderExcluir
  3. Pesto alla Genovese é um pleonasmo. É o mesmo que dizer churrasco à la Gaúchos... Só tem sentido adjetivar o churrasco se for "churrasco à Pernambuco". Pesto é pesto. O que eu comi em Portofino (Monte Carlo da Ligúria) tinha algo como... castanhas. E tem uma drink de morango local, cujo nome me escapa, que melhor o acompanha. Claro, o acompanhamento musical é do sempre lembrado Fabrizio D'Andrè...

    ResponderExcluir
  4. Venha cozinhar esse Pesto aqui em casa!
    Elusia

    ResponderExcluir