Total de visualizações de página

domingo, 8 de novembro de 2009

Spaghetti alla carbonara


Carbonara é mais uma receita tradicional italiana. Seu nome deriva da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que é usada na sua preparação.

A receita original é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e azeite. O resultado final não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados. O creme de leite não é um ingrediente da receita original, aliás ele não é normalmente utilizada com massa no centro da Itália.

Existe também a variação americana, que inclui o creme de leite. Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor. Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.

Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus à massa escorrida e acabam por cozer apenas com o calor. Claro que existem inúmeras variações e todas irão dizer que sua versão é que é a “verdadeira”. E eu também me incluo:
O que vamos precisar: (para duas pessoas)
250g de Espagueti;
200g de Bacon (ou lombinho defumado);
2 ovos;
100g de queijo parmesão;
pimenta e salsinha.

Fazendo:
Enquanto cozinha a massa (dá uma olhada na seção dicas para massas), frite o bacon sem óleo em uma frigideira grande (ele irá fritar na própria gordura), escorra o excesso de gordura e reserve. Bata os ovos junto com o queijo, salsinha e pimenta preta e misture na massa escorrida. Acrescente o bacon e mangia che ti fa bene.

Um comentário:

  1. Umbria (o coração da Itália, terra de São Francisco de Assis) não tem acento, mas tem marmita. O macarrão à carbonara é o equivalente à marmita do peão brasileiro. (Lino).

    ResponderExcluir