Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Salmão com Alcaparras

Antes, um pouco de informação:

A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos, mas basicamente o Salmão é um peixe branco. Devido a dieta variada o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco a um vermelho vivo.
Normalmente o Salmão do Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir mais de uma vez, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu e é o mais embraquiçado. Já o do Pacífico morre após a reprodução e é mais avermelhado (aqueles que os Ursos americanos comem).

Curiosamente o Salmão produzido em cativeiro no Chile é o do Atlântico e não do Pacífico e tem a cor avermelhada provocada artificialmente por corantes. E mais da metade do Salmão consumido aqui no Brasil vem do Chile.

Mas, curioso mesmo é por que os vidros de alcaparras são tao estreitos? Quase ninguém costuma usar o frasco todo de uma vez, e nao cabe nem garfo nem colher para tirar aqueles carrapatos lá de dentro...

Ingredientes: (para 3 ou 4 pessoas)
1 Filé de Salmão inteiro com pele, de mais ou menos 1kg
100 g de Alcaparras;
100 g de manteiga;
Sal, Pimenta do Reino e Limão.

Muito facil de fazer:
Pode-se fazer inteiro, ou cortado em pedaços como na foto. Tempere-o com sal, limão e pimenta, grelhe os pedaços na churrasqueira ou grill com a pele virada para baixo. Observe que fica pronto rapidamente. Em uma frigideira, derreta a manteiga e acrescente as alcaparras já escorridas e sirva por cima do peixe.
Saudável, simples, saboroso e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário