Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dicas para Massas

Para cozinhar, use a proporção de para cada 100g de massa seca, um litro de agua e uma pitada de sal.

Molhos: Em geral calcule 3/4 do peso do molho em relação à massa, ou seja, para cada kg de massa utilize 750 gramas de molho. Lembre-se que isto é uma média, e que massas mais miúdas absorvem mais molho que massas maiores. O importante mesmo é Nunca servir um macarrão nadando no molho. Este deve apenas dar um leve sabor ao prato.

Não coloque queijo ralado em molhos com peixes ou frutos do mar, o queijo altera o sabor do molho.

Quando for comer pratos com massas longas (como espaguete), comece a enrolar a massa pela borda do prato, para evitar uma garfada grande demais.

Nunca, em hipótese nenhuma, corte o macarrão. Se quiser comer uma massa curta, não faça espaguete. Além disso, é mais difícil comê-lo cortado. Experimente para ver.

A massa deve estar al dente, pois se cozinhar demais perde o sabor e fica mais difícil de enrolar no garfo.

Não tenha medo de passar o pão para recolher o molho que sobrou no fundo do prato. É sinal de que estava gostoso e soa como um elogio ao cozinheiro. Além disso, "limpar o prato" é uma ajuda na lavação depois.

Segundo Anna Piergili, que trabalhou na embaixada brasileira em Roma, morou na Itália por 21 anos e se dedicou a estudar os costumes locais, o hábito de usar colher para ajudar a enrolar o espaguete surgiu no Brasil - foi uma sugestão dos imigrantes para socorrer nativos atrapalhados. Os especialistas acham brega.

Fontes: Gastronomia Brasil e Abima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário